O WordPress é atualmente o melhor CMS do mercado. CMS é a abreviação para “Content Management System” (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que em outra palavras significa que você mesmo será capaz de controlar todos os textos, vídeos e imagens do seu site sem a ajuda de ninguém.

Neste exato momento estou usando esta ferramenta para escrever este tutorial.

As vantagens do WordPress vão muito além da facilidade de controlar o conteúdo. A ferramenta também ajuda seu site a ficar muito bem posicionado no Google com o uso de palavras chaves e outros recursos de SEO. Tudo feito automaticamente.

O tutorial será dividido em duas partes. Na primeira vamos mostrar a instalação do WordPress na sua hospedagem. Vou usar a Locaweb como exemplo mas o procedimento é praticamente o mesmo em qualquer revenda. A segunda parte será sobre a instalação do tema.

Mas o que é um tema? Antigamente os desenvolvedores, ao serem contratados por um cliente abriam o editor de código em branco e começavam a criar o site do zero especificamente para aquele cliente. Criavam o topo, o menu, o conteúdo, o rodapé. Faziam primeiro o HTML, depois estilizavam com o CSS, e adicionavam funcionalidades com JavaScript. Depois de todo esse trabalho iniciavam a bateria de testes em diversos navegadores, cada navegador sendo testado em celulares, tablets, notebooks e desktops. Ufa!

Mas espera aí? Todos os sites não tem Topo, menu, conteúdo e rodapé? Todos os sites não precisam de uma galeria de imagens? Formulários de contato? Pensando nisso os melhores desenvolvedores do mundo criaram milhares de modelos básicos. Testaram em todos os dispositivos existentes e disponibilizaram para venda em lojas especializadas de grande renome. A maior delas chamada ThemeForest. São centenas de temas premium para WordPress. Existem modelos específicos para cafeterias, hotéis, imobiliárias, fotográfos, clinicas. Tudo que precisar ou imaginar você encontra ali. Basta comprar, instalar e personalizar de acordo com suas necessidades.

Então chega de conversa e vamos colocar seu site no ar.

Primeiro você deve escolher um provedor de hospedagem. Vamos trabalhar com a Locaweb neste exemplo.

Acesse https://www.locaweb.com.br/, clique em hospedagem e depois em hospedagem de sites. Escolho o plano hospedagem I e clique em contratar. Preencha com seus dados pessoais e pronto.

No painel administrativo clique em Hospedagem de sites e depois em adicionar site. Digite o domínio escolhido e siga os passos auto explicativos.

Agora vamos criar o banco de dados. Clique em Banco de dados no menu superior e depois em criar banco de dados.

Vamos trabalhar com o MysQl.

Com o MysQl instalado vamos instalar o WordPress.

Na página inicial clique em administrar site e depois em instale aplicativos. Clique em +Instalar aplicativos e depois escolha o WordPress

Os campos são auto explicativos destacando apenas que o primeiro campo, pasta de instalação deve ser deixado em branco.

Os campos referentes ao bando de dados devem ser preenchidos com base nas informações do banco MysQl que você acabou de criar.

WordPress instalado com sucesso!

Lembrete: No painel da hospedagem troque a versão do PHP para 7.1 e troque também a senha de FTP. Isso vai te poupar algumas horas corrigindo erros de compatibilidade de plugins.

Acesse www.seudominio.com.br/wp-admin e entre com seu login e senha.

No menu lateral escolha a opção Aparência – Temas.

Acesse a https://themeforest.net/ e clique em WordPress. Escolha o tema que mais lhe agradar, compre (Necessário cartão de crédito internacional) e baixe o arquivo compactado para seu computador.

Descompacte os arquivos e procure pela pasta específica do tema WordPress. Provavelmente ela tem o mesmo nome do Tema e dentro dela você verá arquivos como mostrado na imagem abaixo.

Hora de subir os arquivos para o servidor. Para isso você precisará de um programa de FTP. Vamos usar o Filezilla (https://filezilla-project.org/). Após fazer o download e a instalação do programa você vai inserir os dados de login e fazer o upload da pasta do tema para dentro da pasta public_html => wp-content => themes como mostra a imagem abaixo.

Agora voltando na aba temas vamos instalar o tema que acabamos de escolher clicando em ativar.

Pronto! Acessando www.seudominio.com.br você já pode ver o seu site funcionando. Agora é hora de personalizar.

Todos os temas da ThemeForest vem com um manual de instruções.

Tudo é personalizável: Cores, posição dos menus, tipos de layouts, etc.

Basta seguir os passos e ajustar de acordo com usas necessidades e gosto pessoal.

Menu