Neste tutorial você vai conhecer o Ruby on Rails e todo o seu poder de produtividade. Para quem não conhece o Rails é um Framework que facilita muito o desenvolvimento de aplicações web com Ruby. É open source e possui uma grande comunidade de desenvolvedores pelo mundo todo. É usada por grandes empresas com Twitter, Nubank, Groupon, etc. Só por esta lista dá para perceber que é um tecnologia extremamente eficiente e madura.

Hora de programar. Não vou explicar neste tutorial como instalar o Rails pois já existem diversos tutoriais na internet. Vamos gerar um sistema completo de blog com banco de dados e tudo mais. Você poderá criar artigos com titulo e texto, editar estes artigos, deletar e listar todos os artigos do blog. Tudo em menos de 15 minutos. Vamos lá?

Abra o seu terminal e digite o seguinte comando:

rails new blog

isso fará com que o Rails gere toda a estrutura da aplicação.

Agora vamos acessar a pasta da aplicação com o comando:

cd blog

Dentro da pasta da aplicação vamos testar se tudo esta funcionando, para isso basta rodar o comando:

rails s

que é um abreviatura para Rails, rode o servidor! Agora em seu navegador acesse o seguinte endereço: http://localhost:3000/

Se tudo correu bem você verá a seguinte tela:

Legal, para parar o servidor basta clicar em control + c. Agora vamos criar nosso sistema de blog propriamente dito. Os blogs são compostos de artigos e esses artigos são compostos de um título e um texto. Então vamos dizer ao Rails para gerar esta estrutura para nós:

rails g scaffold article title:string body:text

Vamos ver o que isto significa: Rails gere um scaffold (andaime, estrutura) de artigo com um titulo do tipo string e um corpo do tipo texto.

apenas com esta linha o Rails faz o trabalho que você demoraria algumas horas para concluir sozinho.

Sempre que você gera algo novo no Rails esta estrutura fica esperando você migra-la para o banco de dados. É isso que vamos fazer agora com o comando:

rails db:migrate

Lembra daquela página que acessamos em localhost:3000 para ver se tudo estava ok? É hora de troca-la pela nossa página que lista todos os artigos. Para isso basta acessar o arquivo routes.rb dentro da pasta config e adicionar a linha que indica qual a página inicial da nossa aplicação como mostra a imagem a seguir.

Se você fez tudo certo até aqui basta atualizar a página http://localhost:3000/ e você verá a seguinte tela.

Clicando em new article você será direcionado para esta tela. Preencha os dados e clique em create article. Parabéns você criou seu primeiro artigo.

Agora pode edita-lo, excluí-lo ou criar outros clicando em back para voltar para tela inicial.

É isso aí, você criou seu blog com banco de dados integrado em menos de 15 minutos. Agora é só personalizar.

 

Menu